Como é que encontro a bicicleta perfeita para mim?
O ciclismo está a tornar-se cada vez mais popular por uma variedade de razões. Na maioria dos países europeus, o mercado de bicicletas está a ir muito bem, em todos os tipos de segmentos diferentes. As pessoas estão a comprar cada vez mais bicicletas eléctricas, mas também as bicicletas de corrida e as bicicletas profissionais estão a vender muito bem. Tanto que algumas lojas de bicicletas estão a ter dificuldades em satisfazer a procura, razão pela qual algumas bicicletas têm longos prazos de entrega.
Se ainda não tem uma boa bicicleta ou se quer comprar uma bicicleta nova porque quer começar a pedalar, por exemplo, é por vezes difícil escolher a bicicleta certa que lhe convém. Isto também pode ser difícil quando se compra um pedelec, porque este mercado só existe há relativamente pouco tempo. No entanto, há vários pontos que todos devem ter em conta. Quer seja um ciclista fanático que usa a sua bicicleta todos os dias, ou alguém que a usa para passeios ocasionais e relaxantes.
Antes de mais, é preciso decidir que tipo de bicicleta se pretende. Quer uma bicicleta de corrida muito desportiva com todas as características necessárias para fazer viagens longas o mais rapidamente possível? Ou procura uma bicicleta de cidade decente com o mínimo de manutenção possível? É também possível que esteja à procura de uma via intermédia. Por exemplo, uma bicicleta desportiva com baixa manutenção. Se tiver feito esta escolha, pode começar a procurar uma bicicleta adequada para si.
Uma moldura que se ajuste à forma do seu corpo é muito importante. Tem diferentes formas de moldura, por exemplo, para uma entrada fácil. Há também molduras para pessoas muito pequenas ou muito altas. É importante fazer a escolha certa. Afinal, não é possível alterar posteriormente esta característica. Se escolher a moldura errada, pode sofrer de queixas desagradáveis das costas ou dos joelhos devido a uma posição sentada incorrecta. Em caso de dúvida, é sensato obter bons conselhos sobre este aspecto da sua nova bicicleta.
Também é bom determinar antecipadamente qual a marca que apela a si. As marcas de bicicletas têm frequentemente uma mensagem clara e uma área de foco. É provável que a marca que lhe atrai tenha uma bicicleta na gama certa para si. Assim que tiver encontrado a marca certa para a bicicleta que pretende comprar, pode passar ao passo seguinte.
Isto é, se pensa que é importante comprar uma bicicleta nova, ou se prefere comprar uma bicicleta em segunda mão. A vantagem óbvia de uma bicicleta em segunda mão é, evidentemente, o preço. São geralmente muito mais baratas do que uma bicicleta nova, embora isso não tenha de significar que seja menos boa do que uma bicicleta nova. A vantagem de uma nova bicicleta é que o vendedor pode fazê-la e ajustá-la às suas necessidades. Além disso, as lojas fornecem frequentemente uma garantia e oferecem serviços como a manutenção depois de ter adquirido uma bicicleta nova.
Aspectos importantes de uma nova bicicleta são as diferentes partes que se encontram em cada bicicleta. Por exemplo, é muito importante para a sua segurança que tenha travões na sua bicicleta que funcionem correctamente. Muitas pessoas só prestam atenção se os seus travões são suficientemente duros, mas outro perigo é o de travarem com demasiada força. Se os travões estiverem mal ajustados e estiverem a travar com demasiada força, pode cair quando os aperta de forma reflexiva. A suspensão da bicicleta também deve ser devidamente ajustada, caso contrário pode ser muito desconfortável. Além disso, a suspensão errada na bicicleta pode significar que sofre de queixas físicas se andar de bicicleta frequentemente.
Para além das peças que precisam de estar na própria bicicleta, é também muito importante ter em mente a segurança. Fazem muitas vezes o seu ciclo no escuro? Certifique-se de que tem boa iluminação na sua bicicleta, tanto à frente como atrás. Idealmente, isto deveria estar presente na sua bicicleta, mas caso contrário também pode comprar luzes de bicicleta separadas que podem ser montadas na bicicleta. Se utilizar luzes separadas, lembre-se de as tirar quando estacionar a sua bicicleta. Não se esqueça da campainha, para que possa avisar as pessoas que está a chegar quando quiser ultrapassar ou fazer uma curva.
Finalmente, certifique-se de que tem um bom capacete. Muitas pessoas têm dificuldade em usar um capacete de bicicleta. Por vezes é desconfortável e nem sempre tem bom aspecto. Mas por razões de segurança, aconselhamos sempre o uso de um capacete de bicicleta. Não só quando se anda de bicicleta, mas também quando se anda de bicicleta na cidade. Pode parecer exagerado, mas se tiver uma queda infeliz com a sua bicicleta, ficará satisfeito por ter escolhido usar sempre um capacete.
Leve o seu tempo a escolher a bicicleta certa para si. É muitas vezes uma compra que custa muito dinheiro. Também pode ser muito irritante se escolher a bicicleta errada, porque provavelmente irá usar muito a bicicleta. Por conseguinte, vale a pena comprar a bicicleta perfeita. Se tiver alguma dúvida, esteja bem informado. Muitas lojas e lojas especializadas empregam pessoas que sabem muito sobre bicicletas. Estes especialistas são muitas vezes muito conhecedores da bicicleta perfeita para si. Antes de decidir comprar, é claro que deve ler as críticas da empresa com a qual deseja trabalhar.